O contato íntimo com a natureza será o fio condutor para o exercício de descondicionamento do olhar (Saber o que se quer, olhar sem a contaminação dos modelos existentes, buscar dentro d'alma um olhar mais significativo e tocante, são questões essenciais do Descondicionamento do Olhar.). Diferenciando a prática de pintura de uma ação apenas descritiva, a atividade exaustiva da observação, que na paisagem estende-se por todo corpo, implica em absorver uma carga complexa de elementos como luminosidade, temperatura, sonoridade, entre outros fatores atmosféricos, temporais e emocionais que permeiam a relação do artista com o ambiente.
Transpor uma pesquisa em pintura, até então desenvolvida no cenário arquitetônico da cidade de Arceburgo, para uma área verde como o recanto dos pássaros, o parque ambiental...compreendendo por “ambiente” não apenas os fatores naturais, mas também humanos, visto o contato com a população local, significa uma experiência de grande vitalidade.
Objetivo geral:
Tem-se por objetivo geral o conhecimento da fauna e da flora de Arceburgo, bem como a valorização do meio ambiente e o mais importante a interação social, pois ela modifica o comportamento dos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelece entre eles.
Objetivo especifico:
Através do conhecimento da fauna e da flora da nossa cidade, será desenvolvida técnicas da arte visual ( desenho, mosaico, pintura, colagem, textura etc.), apresentar –se à não apenas um desenvolvimento técnico, nas sobretudo uma humanização.
Tendo como foco, crianças , jovens e pessoas da 3ª idade, que são aqueles que infelizmente estão inseridos numa sociedade cada vez mais fria e pouco humana. Sociedade que não destruiu mas esqueceu de seus valores primeiros.
O conhecimento buscado, é aquele que impulsionará uma melhora na capacidade criadora, motora e técnica ,levando assim a criar uma mudança de atitude para com tudo e todos , vindo este fazer uma mudança em seu comportamento social .
Os métodos aplicados visam sempre o aprendizado de respeito, disciplina, limites, trabalho em equipe e valorização da coordenação motora.
O trabalho será realizado de acordo com a aptidão de cada um, sendo respeitadas a capacidade, a criatividade e a vontade do assistido.
Metodologia de Ensino para Crianças
A Oficina Ciranda de Artes terá uma metodologia de ensino própria para as crianças baseada no ensino da arte através de “observação e estudo da fauna e flora do nosso município”.
A Oficina terá como inspiração o RECANTO DOS PÁSSAROS. Os conteúdos serão desenvolvidos através de atividades artísticas individuais e coletivas com o auxílio da pesquisa, respeitando o desenvolvimento cognitivo e psicomotor de cada aluno dentro do grupo.
As técnicas artísticas serão experimentadas em diversas idades e adaptadas a cada nível. As atividades são realizadas baseando-se no interesse e na descoberta. Em tudo há uma busca da identidade artística na forma de expressão dos alunos como meta artística.
Arte para a 3ª idade
Terceira idade. Sim, aqueles a quem devemos todo o respeito, a quem devemos ceder o lugar no ônibus, metrô e lugar na fila. Não só pela lei, mas por que devemos isso a eles. Boa parte da sociedade atual tem rejeitado alguns valores e não se importam mais com os antigos. Antes, as crianças se sentavam ao redor dos mais experientes para ouvir palavras de sabedoria, palavras de quem já tinha vivido muito, e que agora, quase como tradição, explicava como era a vida de fato. Mas agora a realidade é totalmente diferente, oposta a tudo isso. Atualmente existe um preconceito absurdo e sem sentido com a terceira idade. Como se não tivesse valor, há histórias de alguns jogados em asilos, outros que vão até morar na rua, por serem expulsos de casa pelos próprios filhos. O respeito aos mais velhos agora é raro, exceção.
E uma dessas exceções será a oficina Ciranda de Artes II, que traz projetos para cidadãos da terceira idade.
Podemos ver que uma sociedade utópica, que também re-inclui quem um dia lutou pela liberdade de expressão, respeito ao próximo, que lutou pelos direitos que hoje todos os brasileiros tem, assim também como pela inclusão social, é possível. É com uma sociedade assim que o país vai para frente.
Atividades de desenho, pintura, com objetivo de proporcionar momentos de criação, relaxamento, produção e expressão artística.
MISSÃO DO PROJETO :
1 – Através da arte, fazer a Inclusão Social e Cultural de Crianças , Jovens e 3ª idade;
2 - Estimular a autoconfiança, o discernimento, a disciplina e a concentração no trabalho artístico;
3 - Promover habilidades, preencher o tempo ocioso do adolescente;
3 - Desenvolver o gosto estético e os aspectos físico, intelectual, cultural, emocional e perceptivo da criança , do jovem e do idoso;
4 – Compreender e apreciar a arte como importante meio de expressão e comunicação;
5 – Estimular a integração social entre os jovens, crianças suas famílias e a sociedade;
6 – Promover e contribuir para a formação e desenvolvimento da vida comunitária;
7 – Contribuir para o desenvolvimento humano, cultural, artístico, social, econômico e bem-estar da comunidade;
8 – Colaborar com poderes públicos e outras entidades na solução de problemas da região.
PÚBLICO ALVO:
Crianças, adolescentes, adultos da comunidade e 3ª idade de ambos os sexos.
Esse projeto propicia a todos os participantes, a oportunidade de participar de um processo inovador de aprendizado, produzindo arte com materiais de natureza diversa como, papel, mosaico, pintura, colagem entre outros.
A Arte é disciplinadora desenvolve a concentração, o respeito aos colegas, ao ambiente e aos trabalhos de outras pessoas, promove o autoconhecimento.
CONTEÚDO DO PROJETO :
Entre o conteúdo programático das aulas, estão :
Apresentação do material utilizado;
Estudo das cores;
Cuidados e manuseios com pincéis;
Desenhos;
Textura;
Sombras e luzes;
Técnica de pintura dimensional;
Pintura e colagem;
Pintura à Óleo Sobre Tela;
Papietagem;
Textura e reciclagem.
Monitoramento e avaliação:
No final da oficina, será desenvolvida á criação de uma obra de visão única de cada indivíduo, a cerca do tema debatido e vivenciado na prática do desenvolvimento de sua respectiva técnica e forma de se expressar,para que também encontre este a sua própria maneira de se expressar. Aliviando assim sua possível forma de ver o mundo e as pessoas que nele estão inseridas. Realizando posteriormente uma exposição dos trabalhos realizados.
Resultados esperados
Espera-se que ocorra uma mudança não única e exclusiva da técnica, mas principalmente na forma de ver e interpretar o mundo que esta a sua volta, saber perceber que a "A natureza é grande nas coisas grandes e grandíssima nas pequeninas" e que quando um indivíduo é levado a experimentar e refletir sobre si e o mundo, que é o que a arte proporciona, é encaminhado nos passos do desenvolvimento do ser humano. Só esta informação já nos dá uma pequena visão da Função da Arte. Passam a ser seres que pensam! E, como diria o poeta “quem pensa por si mesmo, é livre e, ser livre, é coisa muito séria!” (Renato Russo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário