Seja bem-vindo!!!!


Alguém disse uma vez: São as boas garotas que escrevem em diários. As más garotas nunca têm tempo. Eu? Eu apenas quero viver uma vida que irei lembrar. Mesmo que eu não escreva tudo.

Brooke Davis - One Tree Hill


É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem saber ver.

Gabriel Garcia Marquez

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Aquarela do BRASIL: A importância dos registros pictóricos de Debret

Jean-Baptiste Debret, Carnaval (Dia d’ entrudo)


Autor: Mariane Pimentel TutuiEdição: 2015Páginas: 23
O presente artigo tem como objetivo ressaltar a importância dos registros pictóricos do artista francês Jean-Baptiste Debret, durante sua estadia no Brasil, nos anos de 1816 a 1831. Nos trópicos seu traçado adquiriu novas formas e distintas abordagens temáticas, entre as quais figuram negros e mestiços em meio ao cenário do Rio de Janeiro oitocentista. Trataremos de festas e cores descortinadas por Debret que oferecem possibilidades de investigação sobre as histórias, as memórias e as identidades expressas em processo de transformação, concernentes às manifestações culturais e a consolidação do que denominamos na atualidade de bens patrimoniais. Nesse exercício, também reforçaremos a importância das referências em uma obra de arte para que o legado do artista, a autenticidade de suas obras e sua memória sejam salvaguardados.
http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/Aquarelas_do_Brasil_A_importancia_dos_registros_pictoricos_de_Debret_m.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário